segunda-feira, 18 de julho de 2011

Max Poox Inoculator 86-O Mito

Eu vi recentemente alguns blogs sobre armas de dardos publicarem uma notícia sobre uma nova arma Nerf, cujo nome é Max-Poox-86, e que seria uma arma biológica da Nerf. Biológica pois ela dispararia não os típicos dardos de espuma, mas sim um "agente biológico" - também feito de espuma - que causaria uma série de efeitos em quem fosse contaminado, mas mesmo assim mantendo as pessoas seguras. Neste post, vou explorar um pouco mais a idéia e mostrar porquê ela não é de verdade, mas apenas uma brincadeira. A idéia não é criticar nenhum blog, mas apenas expor a minha opinião sobre o tema.


Quando primeiro vi o artigo, notei muitas incongruências e coisas que não faziam sentido. Notei também que outros blogos haviam publicado a notícia também, às vezes apenas com fotos, sem o texto ou referências. E como apenas encontrei textos traduzidos e sem menção de onde eles vieram, pus-me então a tentar encontrar o artigo original. Com alguns minutos de Google, consegui chegar a ele.


O artigo original, que pode ser lido aqui, vem de um site chamado The Onion (esta é a página sobre o The Onion na Wikipedia em Inglês). Somente isso serviria para nos dizer que o artigo é uma brincadeira, já que este site faz justamente isso: publica notícias em forma de sátiras, ou seja, é um site declaradamente de humor. Sendo assim, já devemos ler a notícia como ela é: mais uma sátira deste site. Mesmo assim, quero fazer aqui um apanhado das principais partes da notícia para tentar raciocinar sobre o porquê dela ser mesmo uma brincadeira. Vou pegar as partes principais da notícia e colocá-las , já traduzidas, para depois comentá-las (a parte original estará em letras menores logo após a tradução)


Nerf, a popular fabricante de brinquedos, anunciou nesta terça-feira que ela estaria introduzindo uma nova linha de armas biológicas de espuma, capazes de causar "ondas massivas de divertimento". (Original: Nerf, the popular toy manufacturer, announced Tuesday that it was introducing a new line of foam-based biological weapons capable of causing "massive outbreaks of fun.")


Logo na primeira frase do artigo podemos nos perguntar "o que é uma arma biológica de espuma?". Pela definição de arma biológica, estas fazem uso de agentes infecciosos, como bactérias ou vírus, que causam doenças nos atingidos. Doenças reais. Não há como haver uma arma biológica de espuma, visto que este material não se qualifica como patógeno de qualquer espécie. Além disso, não há mecanismo plausível para que a espuma cause efeitos biológicos em pessoas, então mesmo dizer que ela imitaria uma arma biológica não faz sentido. Inclusive, armas biológicas são um assunto muito sério, e são consideradas armas de destruição em massa. Se espuma pudesse realmente ser utilizada dessa maneira, nós já teríamos visto isso em aplicações militares reais, e provavelmente nós, civis, não teríamos mais acesso a isso.


Desenvolvidos durante os últimos 15 anos pelos melhores designers exilados da Rússia... (Original: Developed over the past 15 years by top toy designers in exile from Russia)


Esta parte é claramente uma brincadeira. Seria o mesmo que dizer que ela foi "desenvolvida secretamente por monges budistas do Tibete que levitavam", e o efeito seria o mesmo. Alías, eu gostei deste toque dos designers russos. Ficou engraçado :)


Os esporos infectam, sem fazer mal, um hospedeiro, entrando no nariz, pulmões e olhos, para depois ricochetear gentilmente nos órgãos internos. (Original: ...the cushy spores harmlessly infect a host by entering the nose, lungs, and eyes, before gently ricocheting off the internal organs.)


Neste caso, a idéia é claramente implausível. Como espuma faria isso? E, mesmo se fizesse, então ela estaria alterando as funções biológicas de uma pessoa, e não seria mais divertimento, mas sim uma arma de verdade!!!


Pois as crianças infectadas, sem saber, transmitem os micróbios de brinquedo (que são altamente transmissíveis) para todos os que eles encontram. (Original: ...because Nerf-infected children unknowingly transmit the highly communicable toy microbes to everyone they encounter.)


Se não há plausibilidade nem mesmo da infecção por micróbios de espuma, como haveria de transmissão? E, digamos que fosse verdade, isso tornaria a situação ainda mais séria. Pois se a espuma tivesse mesmo a capacidade de alterar as funções biológicas de pessoas por 72 horas (como diz o artigo), e fosse altamente contagiosa, o problema ia ser múltiplas vezes mais sério. Imaginem uma cidade parar por contaminação por micróbios de espuma? O nível de danos, prejuízos e problemas causados por isso? De qualquer maneira, é um bom toque para o humor do artigo mencionar que eles são transmissíveis.


As armas biológicas Nerf, segundo informado, oferecem uma variedade de sintomas físicos "completamente seguros", entre eles tosse, parada respiratória temporária, surtos de pontos coloridos de urticária, e rolar, sem perigo, no chão fazendo o que os funcionários da empresa chamaram de "dança convulsiva louca". (Original: The Nerf bioweapons reportedly offer a variety of "completely safe" physical symptoms ranging from coughing, to temporary respiratory paralysis, to breaking out in colored polka-dot hives, to harmlessly rolling on the ground doing what company officials have termed the "crazy seizure dance."


Este parágrafo entrega o artigo de uma vez. Uma parada respiratória temporária não pode ser algo completamente seguro nunca. Nem mesmo rolar no chão fazendo uma dança convulsiva louca. Volto a dizer: se isso fosse verdade, então não estaríamos mais tratando de um brinquedo, mas sim de uma arma real. E isso seria muito sério!!


O restante do artigo traz supostos depoimentos de crianças que foram atingidas e tiveram sintomas como os mencionados acima, e que disseram que isso foi muito divertido, o que para mim faz menos ainda sentido já que eu não imagino alguém tendo uma parada respiratória e achando isso legal. Mas devo dizer que a parte mais engraçada do artigo para mim foi essa dos depoimentos )


Conclusão: sempre precisamos filtrar a informação que achamos na Internet. Neste caso nem mesmo o texto original se dizia rverdadeiro, mas já se apresentava logo de início como uma brincadeira. Portanto, riamos com o The Onion e sua Nerf biológica, mas sem esquecer que tudo é somente isso: uma boa brincadeira. E como sempre, se você não concorda comigo ou se tem algo a acrescentar, sinta-se livre para deixar seu comentário.

Valeu.

Um comentário:

  1. Se fosse realmente verdade....garanto q eu já estava morto...

    ResponderExcluir